

Conheça o Espaço SensívelMente
A SensívelMente é um espaço transdisciplinar inovador, transformador com viés na saúde e na educação, que abraça e compreende o fenômeno das Altas Habilidades ou Superdotação, cujo diferencial, basicamente, está centrado em uma base forte em pesquisas contemporâneas, em diferentes teorias em Altas Habilidades ou Superdotação (multidimensionalidade) e em profissionais em contínua formação científica. Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) são aquelas que apresentam desempenho e/ou potencial elevado em qualquer área de domínio, isoladas ou combinadas, na criatividade e no envolvimento com a tarefa, podendo tais habilidades manifestar-se ao longo da vida.
Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação se destacam com relação a seus pares em pelo menos uma área do conhecimento. Assim, a depender da área de dominância do potencial (verbal ou lógica matemática, artística, psicomotora ou de liderança, por exemplo), estas pessoas podem apresentar características como: facilidade e rapidez na aprendizagem, alto nível de energia e curiosidade, ideias complexas e incomuns para a idade, motivação com temas do seu interesse, interesse por desafios, vocabulário rico e avançado, boa memória, raciocínio abstrato, verbal ou numérico, criatividade, pensamento divergente e original, preferência por trabalhar sozinho, preferência pela companhia de pessoas mais velhas, empatia e preocupação com os sentimentos do outro, capacidade de liderança, grande sensibilidade e senso de justiça muito desenvolvido, inclinação ao perfeccionismo e autocrítica.
Tratar do tema das Altas Habilidades ou Superdotação envolve um olhar complexo e sistêmico, dada a característica de heterogeneidade e muitas vezes de invisibilidade deste grupo. Crianças e jovens com Altas Habilidades ou Superdotação podem ter necessidades educacionais e afetivas diferenciadas, resultantes de sua complexidade cognitiva, maior intensidade de resposta, sensibilidade emocional, imaginação vívida, combinações de interesses únicos, características de personalidade e conflitos que destoam dos seus companheiros de idade.
Em resposta a esta complexidade, pessoas com Altas Habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação. Quando não
reconhecidas e trabalhadas, tais características podem colocar o indivíduo em posição de vulnerabilidade e risco socioemocional.
Torna-se importante um maior entendimento do mundo cognitivo, emocional, afetivo e social da pessoa superdotada, de forma a diminuir as vulnerabilidades deste grupo, trazendo consciência sobre a sua forma específica de agir no mundo. O esclarecimento das características afetivas diferenciadas destas crianças e jovens e de suas necessidades específicas pode ajudar pais e professores a delinear um ambiente mais adequado ao seu desenvolvimento. Estima-se que tenhamos na população brasileira em torno de 15% de pessoas com AHSD.
Assim, nasce a SensívelMente. A SensívelMente foi pensada, dada a grande demanda de pessoas com AHSD que chegam na LEPSI – Psicologia Integrada, para possibilitar que estas pessoas sejam mais felizes, para se descobrirem e desenvolverem suas inteligências, seus talentos e suas criatividades. As pessoas com AHSD necessitam de apoio, sensibilidade, acolhimento, direcionamento.
A SensívelMente tem o propósito de identificar e qualificar seres humanos potentes e inovadores a partir da:
-
Avaliações em Altas Habilidades ou Superdotação para complementar as avaliações neuropsicológicas e atender em psicoterapia os casos que necessitam de atendimento.
-
Capacitação de professores para identificar em sala de aula crianças e jovens com Altas Habilidades ou Superdotação e atendê-los adequadamente nas suas diferenças.
-
Oficinas de desenvolvimento das Altas Habilidades ou Superdotação conforme a habilidade e talento apresentado pela criança ou adolescente.
-
Orientação aos pais sobre as Altas Habilidades ou Superdotação e como se relacionar com seus filhos.
-
Consultoria continuada para pais, instituições escolares e empresas.
-
Grupo de acolhimento de pais.
Depoimentos Sensívelmente
SensívelMente


DIOGO

JOÃO

PEDRO

RAFAEL BORGES
