top of page
FUNDO-CORAÇÕES_edited.png

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação Neuropsicológica funciona como um exame complementar para a Neurologia e Psiquiatria que, através da análise quantitativa e qualitativa, é capaz de estabelecer a existência e a magnitude das alterações cognitivas, permitindo comparação com indivíduos de mesma idade, sexo e escolaridade. Consiste na avaliação de diferentes funções mentais, tais como: memória, atenção, abstração, habilidades visuo-espaciais, linguagem, praxias, gnosias, deficiência intelectual,  funções executivas entre outras.

O processo de Avaliação Neuropsicológica visa a estabelecer um perfil das habilidades neuropsicológicas preservadas e prejudicadas no desenvolvimento típico ou após quadros neurológicos, como em doenças cerebrovasculares, psiquiátricos como na esquizofrenia, quadros sindrômicos, declínio cognitivo, demências entre outros quadros de saúde geral.

Utiliza-se de entrevista, observações clínicas e aplicação de instrumentos padronizados e não-padronizados 
que avaliam aspectos diversos das funções cognitivas.

Esses instrumentos permitem, pela mensuração quantitativa da acurácia (número de acertos) e pela análise qualitativa dos tipos de erros e estratégias utilizadas pelo indivíduo, associar os prejuízos observados no funcionamento cognitivo com possíveis disfunções ou lesões cerebrais. Além disso, consideram-se essenciais 
o contato com familiares/cuidadores e membros da equipe médica e exames complementares com técnicas 
de neuroimagem.

A interpretação dos achados de um processo de Avaliação Neuropsicológica possibilita ao Neuropsicólogo estabelecer um diagnóstico acurado, um prognóstico e planejar um programa de reabilitação.

Informações para contato:

Rua Borges de Medeiros, 553 - 6º andar, Centro - 95020-320, Caxias do sul, RS.

Tel:+55 54 9118-6384

Tel:+55 54 3027-4288

lepsi@lepsi.com.br

bottom of page